Can I play with Madness?

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

1リットルの涙, Ichi rittoru no namida


 1リットルの涙

 1 Litro de Lágrimas é um drama japonês da Fuji Television sobre uma garota diagnosticada com uma doença degenerativa incurável aos 15 anos, mas que foi capaz de continuar com sua vida até sua morte, aos 25 anos. O drama é uma adaptação do diário de uma garota japonesa chamada Aya Kitō, que sofreu degeneração espinocerebelar. 

Essa doença é caracterizada pela destruição gradual das células nervosas do cerebelo, tronco cerebral e medula espinhal, entretanto não afeta o cérebro. Ou seja, durante toda a doença, a pessoa continua consciente, sem afetar suas capacidades intelectuais. Essa destruição das células nervosas causa a perda de movimentos, da fala, falta de equilíbrio, formigamentos, cãimbras, até a paralisia total do corpo. Ainda não tem cura mesmo nos dias atuais, apesar de ter vários tratamentos para prolongar a vida do paciente. É uma das doenças mais cruéis que existe, já que não afeta as faculdades mentais. Se torna uma verdadeira tortura para o paciente que mantém-se consciente de sua situação até a morte. É preciso muita coragem, apoio e amor de amigos e familiares para aceitar sua condição e ainda sim continuar a viver.
Aya Kitō começou a manter um diário por sugestão de seu médico e continuou a escrever até que não conseguisse mais segurar uma caneta. O diário, intitulado 1 Litre no Namida, foi publicado logo após sua morte. Suas últimas palavras em seu diário foram: "O fato de eu estar viva é uma coisa tão encantadora e maravilhosa que me faz querer viver mais e mais". Essa história torna-se mais comovente pelo simples fato de ser uma historia real, ela nos permite que possamos lançar um novo olhar para o nosso cotidiano e enxerguemos que, por mais que tenhamos problemas, existem pessoas que enfrentam dificuldades ainda maiores e nem por isso desistem. O único desejo de Aya era viver. A maior mensagem desse dorama é mostrar como estar vivo é algo tão incrível e adorável.

Frases de Aya Kitō

 
"Porque essa doença me escolheu?" 
 
"Destino é algo que não se pode colocar em palavras." 

"Não posso fugir das pessoas, isso seria fugir de mim mesma."
 
"Amor, não tenho nada além de apenas viver me agarrando a isso." 
 
"Felicidade? Você é feliz? Estou à procura, no fundo do meu coração, para que eu seja feliz."

"Foi preciso um litro de lágrimas." 
"A realidade é muito cruel, muito rígida. Não posso nem ao menos sonhar. Se imaginar o futuro, ainda outras lágrimas escorrem." 

"Não consigo mais voltar ao passado. Nem meu coração, nem meu corpo"


Trilha Sonora

K (Kei) - Only Human
"Nigeru tame ja naku yume ou tame ni Tabi ni deta hazusa tooi natsu no ano hi (...)" 
"Naquele dia distante, parti para uma viagem. Em busca do sonho, e não para fugir (...)"
Remioromen - Konayuki  
 "Boku wa kimi no subete nado shitte wa inai darou Soredemo ichi oku nin kara kimi wo mitsuketa yo Konkyo wa naikedo honki de omotterunda (...)" 
"Talvez eu não conheça tudo de você, mas descobri você entre cem milhões de pessoas. É o que eu acredito, mesmo sem fundamentos (...)" 
Remioromen - 3Gatsu 9ka
"Arata na sekai no iriguchi ni tachi Kizuita koto wa hitori ja nai 'tte koto (...)"
"Eu estou parado na porta para um mundo novo. Que eu percebi que eu não estou sozinho (...)"


Um comentário:

  1. esse dorama é lindo de mais, chorei muito, principalmente por saber que foi baseado em uma história real D:

    ResponderExcluir